terça-feira, 21 de outubro de 2014

O visto americano

Processinho trabalhoso, mas não é um bicho de sete cabeças, não!!!!!!!!!!!!!!!

Tanta gente falou comigo que pagou despachante pra fazer... Algumas poucas, disseram que encararam o processo mas que era chato!

Confesso que fiquei muito receosa! Que frio na barriga!!! Vai que preenchia algo errado... ia tudo por água abaixo... sei lá!

Depois de ver o preço salgadinho que teríamos que pagar pelo visto de nós três, optamos por iniciar o processo. Se rolasse insegurança, pararíamos e contrataríamos um despachante.

E... não é que deu muuuuuuuuuuuuuuito certo? É necessário um certo tempinho disponível e paciência. O formulário é um pouco extenso, principalmente para os homens, mas bem fácil de entender. Todas as perguntas tem tradução, com o posicionamento do cursor sobre elas. O negócio é separar tudinho que será necessário e pegar o pique. Cansou??? Anota o número e pode voltar depois pra recomeçar!

Então... vamos por partes!

Para ter acesso ao famoso Formulário DS-160, é necessário clicar neste link, na página do Governo Americano. É composto de um número considerável de perguntas e para respondê-las é preciso ter em mãos: Passaporte (atual e antigo - se houver), vistos (atual e antigo - se houver), endereço do local onde pretende ficar nos EUA e seu dados básicos.

Olha o simpaticão aí!!!

ATENÇÃO!!!! Você já tem que escolher o local da entrevista antes do preenchimento! Escolhemos o Rio porque fomos em um bate-volta.

Dicas do preenchimento!


  • Ao inciar o preenchimento, aparecerá o Application ID. Esse número é o que identifica seu formulário. Se precisar parar, é através dele que você retoma o processo!
  • O Visto de turismo é o B1/B2
  • Você não pode deixar perguntas em branco. Quando não houver respostas (tipo, não sabe ainda onde ficará nos EUA), responda, N/A.
  • Não minta! Pode acontecer de te pedirem comprovação no dia da entrevista no Consulado!
  • Homens tem que responder tudo sobre a vida escolar e bastante sobre a vida profissional! Por isso é um pouco mais longo...
  • Há uma série enooooooooooooooorme de perguntas sobre segurança: se você tem doenças contagiosas, se já envolveu com algum grupo de extermínio, se é usuário de drogas... e por aí vai!
  • Há uma página de revisão. ATENÇÃO: Revise tudinho!!!!! Garantia que não terá problemas depois!
  • Imprima o formulário!!! E mantenha o número com você!


Depois do preenchimento vem a parte do pagamento da taxa. US$ 160,00 por pessoa, inclusive pequeninos! Facadinha boa, né?? Por isso mesmo recomendo que faça bem antecipadamente esse processo. Assim, os gastos não acumulam e você consegue respirar um pouco...

Só nesse momento que você define se quer receber o passaporte em casa ou retirar em um CASV.
E... mais um momento de bastante atenção!! Você agenda a entrevista no CASV antes de agendar no Consulado!!! Portanto atenção para as datas! Após comparecer ao CASV você tem até 7 dias para ir ao Consulado!!! Não faça confusão!!

Mas... o que é o CASV??? Central de Atendimento ao Solicitante de Visto. Ponto de partida do processo, com unidades no Rio, São Paulo, Belo Horizonte (Graças a Deuuuuuuuuuuuuuuus!), Recife e Brasília. Lá você vai entregar o comprovante do preenchimento do formulário, tirar foto e coletar os dados biométricos. Também com hora marcada e atendimento impecável e pontual!

Para a entrevista, fomos para o Rio pela manhã e nossa entrevista foi às 11:00hs. O Consulado é bem próximo ao Aeroporto Santos Dumont e nos locomovemos a pé (Não gastamos 10 minutos...). Fiquei suuuuuuuuuuuper tensa na entrevista (levei tudo que vocês puderem imaginar: Carteira de trabalho, contra cheque, declaração de Imposto de Renda, escritura de apartamento, documento do carro, extrato de poupança, conta corrente e previdência privada, comprovante de matrícula da Bia e de plano de saúde.... Tuuuuuuuuuuuuuuuudo!!!). E sabe o que a agente perguntou??? Profissão minha e de meu marido e respectivos salários, se iríamos pra Flórida e quantos dias ficaríamos, e... ESTÃO AUTORIZADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que alívio!!! Agradeci a bonita e saí saltitante!!!! E muitos quilos mais leve!!!!

Agora, bora cair de cabeça na programação da viagem???



Nenhum comentário:

Postar um comentário