segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reflexos do Recém nascido

Uma das partes mais interessantes da primeira consulta do bebê com o pediatra é o teste dos Reflexos.

É esperado que os bebês tenham boas respostas a estes Reflexos e com o crescimento e consequente maturação neurológica, ocorra a regressão e desaparecimento deles.

O Reflexo de Moro é o que causa mais "medo" nas mães! O médico irá elevar levemente o bebê retirando o apoio da cabeça! Juro que estremeci nessa hora!!!! Mas, a boa resposta ao reflexo é a aparência de susto! Braços abertos, com palmas das mãos voltadas para cima. Com o fim do estímulo, ele volta à posição natural, com braços fletidos e relaxado.

O Reflexo de Babinski está presente até aproximadamente os 2 anos de idade. Ao desenhar firmemente o C invertido na planta dos pés do bebê, ele irá estender o hálux (dedão) e abrir os demais dedinhos. Em adultos, o normal é encolher os dedos.


O Reflexo de Preensão Palmar ou Plantar ocorre como resposta à preensão na base dos dedos das mãos ou dos pés. Dessa forma, o bebê irá fletir os dedinhos "abraçando" o que está provocando o estímulo.

Preensão palmar

Preensão plantar

O Reflexo de Busca ocorre quando estimula-se o canto externo da boca do bebê - bem no finalzinho da bochecha. Como resposta, ele irá virar o rostinho em direção ao estímulo em busca do "mamilo". Ownnnnn...

O Reflexo de Sucção ocorre quando coloca-se um objeto na boca da criança e imediatamente ele começa a sugar! E viva o aleitamento materno!!!!!!!!!!!!!!

O Reflexo de Marcha Automática é o que os pais mais adoram!!! Colocando a criança de pé (segurando seu tórax, claro!), sobre uma superfície lisa, ela irá trocar passinhos consistentes, como se estivesse realmente andando!!!



O Reflexo tônico Cervical é aquele que o bebê, ao mover a cabeça para um lado, estende o braço deste lado e encolhe o outro. O mesmo poderá acontecer com as perninhas. Quando o bebê coordena estes movimentos, consegue levar brinquedinhos à boca.

O Reflexo Tônico Labiríntico é quando o bebê, colocado de barriga pra baixo, dobra os 4 membros. Já de barriga pra cima, estica os 4 membros.

O Reflexo de Reptação, com o bebê ainda de bruços, aplica-se um empurrãozinho na sola dos pés e ele tentará começar a engatinhar! É tão foooooooooooooooooofo! 



Acho que esse são os principais... 
E o bacana é que você também pode testar em casa! Com muuuuuuuuuuuuito cuidado, claro!

Alguém sabe de mais algum outro reflexo que pode contar pra gente?



Nenhum comentário:

Postar um comentário