sábado, 14 de janeiro de 2012

Primeira dose imediata!

Que vergonha!!!!
Eu que sou da enfermeira estava completamente desinformada sobre esta campanha da Pastoral da Saúde e do Ministério da Saúde: PRIMEIRA DOSE IMEDIATA DE ANTIBIÓTICOS PARA AS CRIANÇAS!



Trata-se de uma campanha que visa sensibilizar os gestores de saúde para que forneçam e administrem  a primeira dose do antibiótico ainda nas Unidades Básicas, logo após a consulta com o pediatra - principalmente nos casos de infecções respiratórias. Decidiu-se pela realização desta campanha, já que muitas mães acabam por retardar o início da antibioticoterapia devido as dificuldades de aquisição da medicação ou, algumas vezes, pelo esquecimento. Adiar este início pode levar à internação da criança e até mesmo à morte.

"Segundo dados de 2009 do Ministério da Saúde, no Brasil do total de 43.638 mortes de crianças menores de 1 ano, 3,5% (1.567) foram por Pneumonia, e do total de 7.488 mortes de crianças entre 1 e 4 anos, 10,5% (786) foram por pneumonia. Percentualmente a morte de pneumonia é maior na faixa etária de 1 a 4 anos, mas em números absolutos morre o dobro de crianças menores de um ano. A Pneumonia foi à causa de 354.292 internamentos de crianças nestas duas faixas etárias no ano de 2009 (MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, situação da base de dados nacional em 14/12/2009)."
Fonte: www.conasems.org.br

Mas não basta só iniciar a medicação no Posto. É preciso alimentar bem a criança (AMAMENTAR!!!!), manter o ambiente limpo e arejado e o cartão de vacinas em dia. A mãe deve estar ciente quanto a esta campanha e solicitar o antibiótico após a consulta. Também deve ser bem orientada quanto a importância de cumprir os horários e período de tratamento.

Mais uma grande iniciativa do SUS, que devemos aplaudir!!!! E divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário