segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ácido Fólico

Toda mulher, que esteja colocando em seus planos a palavra MATERNIDADE, se não começou, deve começar rapidinho a ingestão desta vitamina: o Ácido Fólico.
Esta vitamina, pertencente à família das Bs, existe naturalmente em verduras verde escuras, carne vermelha, gema de ovo, peixe, grãos e cereais...

A necessidade e importância desta vitamina na gravidez, é para a formação do tubo neural do bebê, que se dá no primeiro trimestre. Este tubo neural é o que originará o sistema nervoso. Com a carência do Ácido Fólico, pode ocorrer o fechamento inadequado deste tubo e consequentes más formações, como Anencefalia e Espinha Bífida (como toda má formação, são situações péssimas, prefiro não descrever...).

O ideal é que a mãe inicie o tratamento 3 meses antes de engravidar e faça uso contínuo da vitamina no primeiro trimestre inteirinho! Sabem por quê? O tubo neural se converte em medula espinhal primária até o 26° dia de gestação, quando muuuuuuuuuuuuuuitas mulheres ainda nem deram fé da gravidez...
A Organização Mundial de Saúde preconiza a ingestão de 0,4 mg/dia da vitamina, para mulheres grávidas. Em geral, os obstetras prescrevem a dosagem da mesma após uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de sua cliente.

Portanto gravidinhas e futuras gravidinhas!!!! Ácido Fólico é medicamento de cabeceira das mulheres em idade fértil que já estão pensando no assunto! Conversem com o ginecologista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário