segunda-feira, 14 de março de 2011

Cada dia uma coisa...

Quando a Bia nasceu eu jurava de pé juntim que todo bebê dormia de ladinho. Na maternidade ela só ficava assim... Quando a tia Sil (nossa pediatra do coração, viva ela também!!!!!) veio fazer a primeira consulta em nossa casa (a Bia é tão chique...) e nos contou que os bebês tem que dormir de barriga pra cima, choquei!!!!!!!! Como assim???? E se golfar? Não vai aspirar?
Pois é, caras amigas... Bebês tem que dormir de barriga pra cima porque isso reduz em aproximadamente 70% o risco de morte súbita. PASMEM!!!!!
A SMSL (Síndrome da Morte Súbita dos Lactentes) ocorre em bebês de até 1 ano de idade. Na verdade, não se sabe bem o grande motivo desta síndrome. Estima-se que um bebê que dorme de barriga pra baixo, respira um ar viciado, composto por um volume maior de gás carbônico que ele mesmo expira. Se fosse mais velho, iria sentir uma sensação de sufocamento e mudar de posição, mas como não consegue, acaba sufocado...
Ao colocar o bebê de lado, as chances dele rolar são muito grandes e assim, dormir de bruços.
Há grandes divergências neste assunto... Principalmente para bebês que possuem refluxo... Mas a campanha é muito grande já que a redução de mortes é considerável.
Portanto, a Bia só dormia de lado se colocasse o bebê seguro (aqueles rolinhos que garantem a posição). Caso contrário, barriga pra cima e berço elevado a 30 graus, assim reduzia o refluxo! Agora ela vira pra todo canto... nem bebê seguro segura... Então, só de barriga pra cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário